E-mail Imprimir PDF

A SOLUÇÃO PARA O BRASIL É O CONTROLE SOCIAL

A imagem pode conter: texto

O controle social é a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos.

As idéias de participação e controle social estão intimamente relacionadas: por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem intervir na tomada da decisão administrativa, orientando a Administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público e, ao mesmo tempo, podem exercer controle sobre a ação do Estado, exigindo que o gestor público preste contas de sua atuação.

A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.

Assim, o cidadão tem o direito não só de escolher, de quatro em quatro anos, seus representantes, mas também de acompanhar de perto, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas.

É de fundamental importância que cada cidadão assuma essa tarefa de participar de gestão pública e de exercer o controle social do gasto do dinheiro público.

Atualmente temos diversos tipos de conselhos que instituem um controle social nas políticas públicas como os Conselhos de Segurança, que atuam de forma colaborativa e alguns que o fazem de forma fiscalizadora como os Conselhos Tutelares e Conselhos de Saúde. Aprimorar essas ferramentas e ampliar os seus poderes fiscalizatórios e participativos nas tomadas de decisão, pode ser a melhor solução para a onda de descalabros e impropérios que assistimos todos os dias nas farras e desmandos no que é público e atinge a todos nós!

Temos que ter Conselhos mais eficazes nas cobranças dos resultados nas políticas públicas nas áreas da Segurança Pública, Comunicação, Assistência Social, etc, e da própria Política, para que os abusos, nepotismos, descaminhos, sistema de escambo, sejam denunciados, fiscalizados e erradicados.

#carlosoantagonista #controlesocial #transparência #LAI #zonaoeste

Carlos Roberto

Hunting for men